quarta-feira , 23 abril 2014
Ultimas
CRM poderá entrar na justiça contra decisão da importação de médicos

CRM poderá entrar na justiça contra decisão da importação de médicos

A polêmica em torno da possibilidade de importação de seis mil médicos cubanos recém-formados para atender casos ambulatoriais no Brasil, ainda é motivo de questionamentos no Paraná. Tanto que o deputado estadual Ney Leprevost protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná projeto de lei autorizando o exercício da profissão no Estado a apenas médicos portadores de registro no Conselho Regional de Medicina do Paraná. Caso seja aprovada a lei, o Paraná será o primeiro estado brasileiro a criar uma lei específica em torno do assunto e tem caráter de contenção sobre a atuação de médicos estrangeiros no Estado.

Os CRM´s de todo o Brasil questionam a abertura do governo brasileiro em não exigir dos profissionais cubanos a realização do Exame Nacional de Revalidação, conhecido como Revalida.

Ainda de acordo com o projeto, a concessão do registro só será feita após a aprovação em prova de conhecimento do conteúdo específico realizada por instituição de ensino superior estadual ou federal ou aprovação no Revalida de diplomas médicas expedidos por instituições de educação superior estrangeira.

Pela ordem da aplicação da prova, será dada prioridade aos médicos brasileiros formados no exterior. Outra exigência diz respeito à aprovação de domínio do uso do idioma pátrio, no caso de estrangeiros que se naturalizarem brasileiros, para concessão de registro profissional a médicos formados em países de língua não portuguesa.

O projeto também incita o Governo do Paraná a criar um programa de incentivo à permanência de médicos no interior do Paraná.

 

 

fonte: oparana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top